domingo, 7 de agosto de 2011

Um pouquinho por dia

Esses novos 'momentos' em Sampa têm me gerado alguns bons insights... não meus, mas de amigos. Depois de escutar fico um tempão pensando sobre o insight. Um dos mais intrigantes foi essa sexta, quando ouvi algo como: "Ah, mas se tiver que acontecer, acontece". Estávamos falando de relacionamento.  

Lembrei de uma teoria antiga minha de quando fui fortemente criticada por acreditar em astrologia. O fato de eu gostar de horóscopo não quer dizer que sou uma débil que acha que o que está escrito na previsão é o que vai acontecer comigo. Tudo na vida é questão de todas as variantes: berço, criação, influências, medos, escolhas e destino (seja ele astrológico ou religioso ou metafórico). O mesmo se aplica para o relacionamento.

Nos últimos anos só tenho aprendido uma valiosíssima lição: a única coisa que a gente tem é o agora, o hoje. O que passou, já foi. E amanhã é sempre página em branco. Que pode nem estar lá amanhã... Então o objetivo é simples: todo dia quero ser um pouquinho feliz. Seja com o que for. E não "alegre", como rir de piadas no almoço. Ser FELIZ. Uma porção mínima todos os dias.

Tem MUITA coisa em assuntos do coração que são nossas escolhas. Pura e simples verdade... E aquele "amor" que você acha que surgiu é um primeiro encanto, e a gente esquece das variantes importantes para que esse encanto vire amor mesmo e perdure. ... Não é só como ele se inicia, pois pode se iniciar de qualquer jeito, em qualquer lugar. Pode ser seu amor de colégio, ou de faculdade. Ou um antigo amigo, um amigo atual, uma pessoa inusitada, um set up. Pode ser na manicure, no avião, no trabaho, em um almoço, onde for. Pode ser fácil, ou sofrido, demorado, ou ter que terminar um para começar outro. Independente de como acontecer, são as ESCOLHAS que podemos fazer para que ele seja AMOR, que farão a diferença. O destino mesmo só vai fazer vocês se encontrarem.

Até para assumir um fim, não dá para dizer que foi só o destino. É preciso escolher ser feliz todo dia... e ás vezes para isso é preciso aceitar os fins de ciclo. Nada é para sempre... até a gente morre. E algumas coisas, simplesmente morrem também. E quando você já fez tudoooo que podia, aí está OK em falar que o Destino que escolheu.
Essas regras - para mim - são simples para evitar de dizer no fim: "O que tiver que acontecer, vai acontecer...". Cada um pode ter as suas, mas as minhas são bem boas.

1. Ter a maioria dos objetivos essenciais de vida em comum
Não adianta! Não tem como ter um "Viveram felizes para sempre" se cada um está olhando para um lado. Um quer casar, o outro tem medo de compromisso. Um não quer filhos, o outro quer uma pancada de filhos. Um gosta de morar na cidade, o outro no campo. Não adiantaaaaaaaaaaaa... pode lapidar o quanto quiser... Não tem compatibilidade de destinos. 

2. Ter princípios similares
A criação pode ser diferente, nível social e etc... mas os princípios têm de ser similares. Coisas bobas... como coleta seletiva, como devolver troco que veio a mais, a forma como vê a importância da família na vida, e dos amigos no contexto, como enxergam a liberdade. Tudo isso. Alguns precisam coincidir... senão você está pedindo para viver uma guerra diária.

3. Gostar das mesmas coisas
Quem quer que tenha inventado a frase "Os opostos se atraem" é um imbecil!!!! As pessoas procuram uma companhia para dividir a vida... Como é que você vai dividir a vida com alguém quando você gosta de churras e filme com os amigos, e o outro gosta de fritar os neurônios numa rave por 16 horas? Você é careta, e o outro fuma um todo dia. Parece besta, e administrável, mas muitas vezes não é. As pessoas cedem para aquele encanto do início, quando está tudo lindo... depois vira um incômodo e irritação constante. A idéia não é deixar de viver sua vida... é viver sua vida com alguém te acompanhando...

4. Química
Em química, não é só o sexo. O sexo é o principal. Há relações que são horríveis, brigas e falta de respeito, mas o sexo faz com que ela se arrasteeee por um bom tempo. Uma relação excelente sem química sexual é amizade, não é amor. Ponto.
Para química também vale para duas outras vertentes: química com sua família e com seus amigos. Uma dupla que não gosta do que você tinha antes dela aparecer, não rola. Mesmo os amigos que aparecem depois... a química é importantíssima.

6. Destino
Aí sim. Então para fechar o ciclo... digamos que tudo que você tinha para fazer foi feito, todas as chances foram esgotadas... Aí sim, pode-se dizer... que o destino não quis.

Me senti escrevendo um tutorial pra Capricho agora... ahhahaha!

Acho mesmo que para ser feliz do coração é algo que acontece, mas que todas as variantes sejam esgotadas. Ás vezes é destino, talvez. Mas ás vezes é uma simples questão de escolha...
Seja o que for... o importante é ser um pouquinho feliz... todos os dias.

2 comentários:

  1. O amor acontece quando menos se espera... e ele não simplesmente "aparece" por escolha do destino... Acontece por nossas escolhas... (até mesmo inconsciente) escolha principalmente de ser feliz e fazer alguém feliz!

    Tô adorando seu blog!!

    Beijossssssss

    ResponderExcluir